Cama box: o que considerar na hora de escolher a sua?

As camas box são estruturas feitas em madeira para servir de base para o colchão e que podem ter alguns adicionais, como: gavetas, baú, cama auxiliar e pés de rodinhas.

Em uma avaliação rápida, é possível pensar que a cama não é tão importante para o nosso, afinal, nos deitamos sobre o colchão. E, sim, o conforto do colchão realmente é fundamental para determinar a qualidade do nosso sono.

Mas se pararmos para pensar, a nossa cama também pode influenciar bastante em nosso descanso. Por isso, queremos te falar da importância de escolher uma boa cama box, com as características que você precisa.

O que avaliar na hora de comprar uma cama box?

Homem levanta cama box baú

Já imaginou ter uma cama que fica rangendo conforme você se mexe a noite? Ou comprar uma cama e ela quebrar com pouco tempo de uso? Simplesmente, não dá, né!

Por isso, é importante ter em mente o que é válido conferir na hora de comprar a sua:

Matéria-prima

É possível dizer que a grande maioria das camas box são feitas em madeira e são revestidas com tecido, mas será que elas são todas iguais?

E a resposta, obviamente, é não, afinal, a qualidade da madeira e tipo de tecido se modificam, assim, como o custo-benefício de cada opção. As camas de madeira resistente devem suportar o peso das pessoas sem ceder ou ter a madeira trincada.

Quando uma pessoa se senta ou se deita na cama e escuta o barulho da madeira (pequenos estalos), é bem provável que a qualidade da madeira não seja das melhores.

Ainda sobre os materiais, existem outros tipos disponíveis no mercado, como metal, MDF, MDP, entre outros.

A madeira é clássica e oferece resistência às bases de cama box, embora possa ser mais cara, dependendo do modelo avaliado. O metal, por sua vez, proporciona leveza e modernidade, mas é suscetível à ferrugem e amassados com o passar do tempo.

Suporte de peso

Assim como os colchões, as camas também têm indicação de suporte de peso, por isso, também é válido se atentar a essa informação na hora de comprar a sua cama box.

Geralmente, oferecem bastante suporte de peso, até mais que os colchões, mas se você tiver dúvidas, é importante verificar essa informação antes de finalizar a compra.

Funcionalidade

Quando pensamos em funcionalidade, temos que considerar as utilidades da cama além de dar suporte para o colchão que é a função principal dela. Quais seriam essas funções:

Cama box com baú

As camas box com baú são excelentes escolhas para quem precisa otimizar o espaço do seu quarto. Afinal, elas abrem e possuem um amplo espaço para guardar objetos dentro dela.

Essa funcionalidade é perfeita para quem tem um quarto mais compacto e não tem muito espaço para guardar objetos pessoais.

Cama box com gavetas

Uma outra opção para quem precisa de um móvel que a ajude a otimizar espaço são as camas com gavetas.

Embutidas no corpo do móvel, as gavetas podem ser utilizadas para guardar objetos pessoais ou até mesmo roupa de cama, como lençóis, edredons e cobertores.

Cama box com auxiliar

cama box com cama auxiliar é perfeita para quem recebe visitas com frequência. Ela fica guardada embaixo da cama principal e é muito prática, basta puxar e você tem um lugar extra para acomodar mais uma pessoa.

Cama box com rodinhas

As rodinhas (ou rodízios) são opcionais para os pés das camas box usados para facilitar o manuseio e mobilidade da cama box. Geralmente, apenas dois pés têm essa característica, afinal, se todos os pés tiverem rodinhas, a cama não ficaria fixa e poderia se mover com facilidade durante o sono.

Design e estilo

Por último, mas não menos importante, o estilo e o design também importam na hora de escolher uma nova cama.

O tecido, a cor e o acabamento também influenciam a escolha, pois a cama deve combinar com a decoração do quarto e também com o colchão escolhido.

Apesar desse quesito ser o que mais chama a atenção, é importante avaliar se você está comprando uma cama que entrega qualidade, além da beleza.

Quais os tamanhos de camas disponíveis no mercado?

A cama box e o colchão devem ser exatamente do mesmo tamanho, para não acontecer dele ficar sobrando ou faltando. Então, se estiver adquirindo somente a cama e ainda não trocar de colchão, se atente às medidas:

  • Solteiro menor: 78 cm de largura x 1,88 m de comprimento;
  • Solteiro: 88 cm de largura x 1,88 m de comprimento;
  • Solteirão: 97 cm de largura x 2,03 m de comprimento;
  • Viúva: 1,28 m de largura x 1,88 m de comprimento;
  • Casal: 1,38 m de largura x 1,88 m de comprimento;
  • Queen: 1,58 m de largura x 1,98 m de comprimento;
  • King: 1,93 m de largura x 2,03 m de comprimento.

O que considerar para escolher a altura da cama?

A altura da base da cama é um detalhe que pode fazer toda a diferença no seu dia a dia. Uma base muito baixa pode dificultar para você se levantar, enquanto uma base muito alta pode tornar a tarefa de deitar mais desafiadora, principalmente para crianças.

Ao escolher a altura ideal, leve em consideração a altura do colchão, o tamanho do quarto e a sua preferência pessoal. Uma base com altura adequada garante mais conforto e praticidade ao seu ambiente.

E aí, já sabe qual é a melhor cama para o seu sono? Esperamos ter ajudado com essas dicas! Aproveite e confira também o que é um colchão a vácuo!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Vanessa Ferraz

Vanessa Ferraz

Vanessa Ferraz é uma líder inspiradora e uma autoridade no segmento de colchões. Com mais de 10 anos a frente da BF Colchões e da Emcompre, já ganhou prêmios e alcançou marcas significativas para o setor, sempre priorizando a inovação, investindo em tecnologia e visando a excelência no atendimento ao cliente. Aqui no blog da Emcompre, Vanessa traz conteúdos completos que não apenas aumentam a segurança de seus clientes, mas garante que toda a comunidade digital possa ter acesso a informações úteis sobre produtos, tecnologias e qualidade de vida através do sono.

Deixe um comentário