Hoje, muito se fala sobre qualidade de vida, alimentação saudável, atividades físicas, mas pouco se fala sobre a importância de dormir bem e como as ferramentas do sono devem ser escolhidas baseadas em informações confiáveis.
Além de entender quando trocar de colchão ou como escolher o modelo certo para o seu biotipo, adquirir o melhor travesseiro é fundamental para a sua rotina de sono.
Hoje, vamos te contar o segredo para você escolher o travesseiro ideal e ter um modelo que vai atender suas preferências de conforto. A princípio, escolher um travesseiro pode parecer uma tarefa fácil, mas existem diversos modelos diferentes no mercado. Confira!
Conheça 6 modelos e aprenda a escolher o melhor travesseiro para você!
A função de um travesseiro pode até ser a mesma: elevar e dar suporte a fim de proporcionar uma posição mais ergonômica para o sono. Entretanto, nem todos os travesseiros fazem isso da mesma forma, até mesmo porque são produzidos com diferentes tipos de matérias-primas.
1. Travesseiros de fibra siliconada
Um modelo de travesseiro muito comum atualmente é o com enchimento de fibras siliconadas. E como o próprio nome já esclarece, ele é produzido com fibras sintéticas a base de silicone que traz muitos benefícios para o produto, já que ela é antialérgica (não acumula fungos ou ácaros), lavável e não deforma com o tempo.
Esse tipo de fibra também deixa o travesseiro bem macio e a sua altura vai depender do quanto dessa matéria-prima foi adicionada ao travesseiro. Além disso, esse tipo de travesseiro costuma ter um ótimo custo-benefício, já que essas fibras não tem um alto custo no mercado.
2. Travesseiros de flocos de espuma
Um dos mais tradicionais e funcionais são os travesseiros com enchimento de espuma flocada. Feitos com flocos de espumas, esses modelos podem apresentar maior firmeza em relação aos de fibras siliconadas, principalmente se as espumas flocadas forem D28, D33 ou D45.
Assim como o anterior, a sua altura é determinada pela quantidade de espuma em seu interior, enquanto a sua durabilidade depende da qualidade das espumas utilizadas em seus flocos.
3. Travesseiros em bloco de espuma
Esses travesseiros são fabricados com blocos inteiros de espumas, por isso, são considerados melhores, mas isso também pode ser controverso. Afinal, a sua qualidade depende da própria qualidade da espuma em que é fabricado.
Atualmente, existem travesseiros de espumas comuns e também os feitos com espumas premium, como os modelos HiperSoft e o Viscoelástico, o famoso travesseiro da NASA.
Essas duas espumas são consideradas de qualidade premium, são macias e se adaptam perfeitamente aos contornos do corpo, oferecendo um alto nível de conforto para o descanso.
4. Travesseiros de Látex
Parecido com as espumas em questão de conforto e maleabilidade, o Látex é uma borracha natural extraída da Seringueira, uma árvore típica da região amazônica. Após passar por processos de industrialização, temos uma matéria-prima utilizada em diversos setores da economia, incluindo a produção de colchões e travesseiros.
Contudo, devido às suas características, os produtos de látex costumam ser mais caros, contudo, oferecem muito conforto com alta durabilidade. Os travesseiros de látex oferecem qualidade premium e tem a textura bem macia e suave.
5. Travesseiros antirrefluxo
Os travesseiros antirrefluxo, também conhecidos como travesseiros de rampa, também são fabricados em blocos inteiros de espuma, porém, são cortados no formato de rampa, já que sua finalidade é elevar o tronco da pessoa para evitar o refluxo.
Claro, que o refluxo está associado às condições de saúde e há um tratamento com os medicamentos corretos devidamente prescritos. Contudo, os próprios médicos especialistas recomendam a elevação do tronco na hora de dormir, já que isso ajuda a evitar que suco gástrico suba e machuque a região do esôfago durante o sono.
6. Travesseiros com gomos massageadores
Esses são os travesseiros com design diferente com gominhos que tem a finalidade de massagear o corpo enquanto a pessoa dorme. Também são feitos de blocos de espuma e são recortados com uma máquina especial que dá o acabamento desse modelo.
Esse design aliado a uma espuma de alta qualidade pode proporcionar um conforto incrível para o seu sono, já que a sua proposta é ser um suporte ergonômico para a cabeça e pescoço.
Mas, afinal, como escolher o melhor travesseiro?
O travesseiro ideal vai depender muito das preferências de conforto de cada um e também das posições de repouso. Confira:
Travesseiro para quem dorme de lado
Os travesseiros mais altos e mais firmes são ideais para quem dorme de lado, já que ao apoiar a cabeça, cria-se um ângulo de 90⁰ entre ela e o ombro.
Sugestão: os travesseiros de blocos de espuma são perfeitos para quem dorme de lado e busca maior conforto e durabilidade. Contudo, os modelos de fibras siliconadas com bastante enchimento também podem funcionar para a mesma finalidade.
Mais uma sugestão primordial para quem dorme de lado é utilizar um travesseiro de corpo ou uma almofada no meio das pernas para manter a ergonomia correta para o corpo.
Travesseiro para quem dorme de costas
Se você dorme nesta posição, os travesseiros de altura média são as melhores opções para preencher o espaço entre a cabeça e o colchão.
Sugestão: escolha um travesseiro macio, como os modelos de espuma premium ou de fibras siliconadas com um bom enchimento, que se acomodam perfeitamente ao corpo e garantem uma boa noite de sono.
Travesseiros para quem dorme de bruços
Ainda que não seja a posição para o sono mais recomendada pelos especialistas, para algumas pessoas é a posição mais confortável. Então, para amenizar a sobrecarga da coluna cervical e da lombar, o ideal é dormir com dois travesseiros baixos, um para apoiar a cabeça e o outro na altura da cintura.
Sugestão: escolha travesseiros baixos, com menos de 20 cm de altura, já que eles são os mais indicados para quem dorme de bruços.
Contudo, se você deseja ter um travesseiro de alta qualidade e durabilidade, invista em modelo premium de espuma viscoelástica, Hiper Soft ou de látex. Temos certeza que você vai amar!
E aí, descobriu qual é o melhor travesseiro para você? Se esse conteúdo te ajudou, aproveite e compartilhe com um amigo que está precisando saber dessas dicas. Até a próxima!