Sabia que você pode não estar dormindo sozinho(a)? Após alguns anos de uso, os ácaros no colchão e no travesseiro podem ser os grandes vilões contra um sono restaurador de qualidade.
Você sabe o que são esses vilões invisíveis e o que eles podem trazer de problemas para a tua saúde? Leia até o final e confira o que são os ácaros, onde eles se reproduzem e o que você pode fazer para evitá-los.
O que são os ácaros?
Os ácaros são espécies microscópicas de aracnídeos e são também os grandes responsáveis por crises respiratórias, especialmente para pessoas com predisposição a problemas respiratórios, como a asma e a rinite.
O clima quente e úmido favorece a proliferação desses aracnídeos dentro de casa, aumentando os problemas de saúde.
E saiba que o problema não é o ácaro em si, mas suas fezes microscópicas. Elas representam um perigo invisível conhecido por causar alergias, doenças respiratórias e até conjuntivite.
Assim como as aranhas, os ácaros podem viver em diversas superfícies, como água, solo e até mesmo em animais, como seus “primos” carrapatos.
Atualmente, mais de 55 mil tipos de ácaros estão catalogados, mas estima-se que possa haver cerca de um milhão de espécies ainda desconhecidas.
Como os ácaros se proliferam?
Os ácaros domésticos – responsáveis por doenças alérgicas – adoram locais quentes e úmidos. Eles se reproduzem rapidamente em climas de 25°C a 30°C, como na maior parte do Brasil, o que explica o alto índice desses vilões da saúde e do sono em nosso país.
Esses indesejados animaizinhos costumam se proliferar em superfícies como:
- colchões;
- travesseiros;
- almofadas;
- sofás;
- tapetes;
- cobertores;
- toalhas;
- ursinhos de pelúcia;
- caminhas de cachorro.
Quais doenças podem ser causadas pelos ácaros?
Existem uma série de doenças que podem ser causadas pelos ácaros, os quais podem ser amenizados com os cuidados necessários com a higiene da sua casa. Confira quais são elas:
- Rinite: a rinite é uma alergia nasal, causada por reações do sistema imunológico a alérgenos. Os principais sintomas são entupimento, coriza, espirros e coceira.
- Asma Alérgica: a asma é uma doença crônica que inflama e bloqueia as vias aéreas, dificultando a respiração. É mais sensível durante o outono e inverno.
- Dermatite: a inflamação da pele, com sintomas de vermelhidão, coceira, descamação e bolhas.
- Blefarite: a inflamação das pálpebras, causando vermelhidão, coceira e irritação. Pessoas com pele oleosa e olhos secos são mais sensíveis.
- Escabiose (Sarna): causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei, provoca coceira intensa, especialmente à noite, e é transmitida por contato direto.
- Conjuntivite: a conjuntivite alérgica, causada por ácaros domiciliares, inflama os olhos, causando coceira, vermelhidão e inchaço.
Todas essas condições de saúde são agravadas pela presença de ácaros no colchão, por isso, eles podem se tornar um problema mais grave do que se imagina.
Ácaros nos travesseiros: como identificar e o que fazer?
Como os travesseiros são um dos locais que os ácaros mais se reproduzem e é exatamente onde repousamos nossa cabeça para dormir, é importantíssimo se atentar quanto a existências de ácaros neles.
Estudos apontam que após 2 anos, cerca de 10% a 25% do peso do travesseiro é composto por ácaros, principalmente nas cidades mais quentes, onde as temperaturas estão sempre mais elevadas.
Como esses seres se reproduzem mais rapidamente no calor, um erro muito comum que muitas pessoas cometem é deixar os travesseiros no sol, achando que estão eliminando esses aracnídeos indesejados. Veja os sinais mais comuns de travesseiros com ácaros:
Você deita e começa a espirrar
Se você não estava sentindo nada de anormal, mas quando você se deita, seu nariz começa a coçar e começa a sentir necessidade de espirrar, é bem provável que já tenha passado da hora de trocar o seu travesseiro por um novo.
Manchas no travesseiro
Manchas amareladas também podem ser um sinal que seu travesseiro está tomado por ácaros. Essas manchas podem ser resultado da transpiração noturna. O ideal é realizar uma higienização frequente e evitar dormir com cabelos molhados e com maquiagem.
Dificuldade em encontrar uma posição para dormir
Se remexer procurando o lado perfeito do travesseiro, aí virar, desvirar… A princípio, pode ser um forte indício que a vida útil do seu travesseiro chegou ao fim.
É válido se atentar a todos esses sinais, contudo, o mais importante é se atentar ao tempo que você usa o seu travesseiro. O recomendado é trocá-lo a cada 1 ano.
Aproveite e conheça os principais modelos de travesseiros para melhorar a qualidade do seu sono.
Ácaros no colchão: o que fazer para evitá-los?
O colchão é mais habitat favorável para a proliferação de ácaros, por conta dos materiais que ele é fabricado (espumas e tecidos).
Já falamos aqui no blog sobre o prazo de validade dos colchões e, sem dúvidas, um colchão com muitos anos de uso tem grande chances de conter uma quantidade grande de ácaros.
Consideramos os mesmos sinais para os travesseiros e para os colchões. Se você se deita e começa a sentir sintomas alérgicos ou o tecido do seu colchão já está bem desgastado, puído e com a cor amarelada, provavelmente chegou a hora de adquirir um novo para você dormir melhor.
Lembre-se: o sono é um dos pilares da sua saúde, portanto, investir na qualidade do seu sono nunca será um mau negócio.
O que fazer para acabar com os ácaros e dormir melhor?
Embora os ácaros sejam milhares e o clima tropical do nosso país favoreça sua proliferação, existem maneiras eficazes de reduzir a quantidade desses pequenos intrusos em sua casa. Veja algumas dicas:
- Use protetores no colchão e nos travesseiros;
- Invista em colchões e travesseiros hipoalergênicos de qualidade comprovada;
- Sempre abra as janelas durante o dia para ventilar os ambientes;
- Realize faxinas semanais na sua casa;
- Lave suas cobertas e edredons regularmente;
- Troque as roupas de cama semanalmente;
- Lave também os bichinhos de pelúcia, caso você tenha na sua casa;
- Remova a sujeira do colchão com um aspirador de pó com filtro HEPA;
- Se possível, substitua carpetes e cortinas de pano por alternativas mais fáceis de limpar;
- Lave ou higienize as caminhas e mantinhas dos seus pets (caso tenha);
- Limpe os ventiladores e faça manutenção regularmente dos filtros dos ares-condicionados da sua casa;
- Evite produtos que matam ácaros, pois os ácaros mortos ainda provocam alergias.
E aí, saber de tudo isso te deixou preocupado(a) ou aliviado(a)? O importante é que agora você sabe exatamente o que fazer para se ver livres dos ácaros e dormir mais tranquilo(a).
Aproveita e manda esse conteúdo para aquele amigo que você sabe que nunca trocou de colchão e travesseiro desde que vocês se conheceram!